sábado, 24 de janeiro de 2015

37- MANOEL FERNANDES DA SILVEIRA

 
PALÁCIO PROVINCIAL DE SÃO CRISTÓVÃO
 SERGIPE
(HOJE, MUSEU HISTÓRICO) 

=MANUEL+FERNANDES+DA+SILVEIRA


Em 8 de julho de 1820, D. João VI proclamou a Independência de Sergipe, mas a Carta Régia só chegou ao conhecimento dos sergipanos quase quatro meses depois, em 24 de outubro.  
Da Carta Régia até a posse do primeiro presidente, a nova província viveu quatro anos de incertezas, Carlos César Burlamarqui foi nomeado para instalar a Capitania mas só assumiu em 20 de fevereiro de 1821.  Sergipe era um importante polo sucoalcooleiro e sua elite não tinha interesse na emancipação porque ela dependia da Bahia, econômica, financeira e comercialmente. Por sua vez, a Bahia, com a independência de Sergipe, perdia uma importante fonte de impostos. Com o apoio de Portugal e da elite sergipana,  a Bahia ocupou São Cristóvão e reincorporou Sergipe ao seu território. Carlo Burlamaqui foi deposto, preso e remetido para Salvador. De 1822 a 1824, a província foi governada por uma Junta presidida por José Mateus da Graça Leite Sampaio, cavaleiro da Imperial Ordem da Rosa, nascido  em Divina Pastora. Proclamada a Independência do Brasil, D.Pedro I, em 5 de dezembro de 1822,  confirmou a Carta Régia de D. João VI e elevou São Cristóvão à condição de capital; no ano seguinte nomeou o brigadeiro Manoel Fernandes da Silveira, presidente.
O primeiro presidente de Sergipe nasceu em Estância, em 1757 e tomou posse em São Cristóvão, no dia 5 de março de 1824. Filho de um sargento-mor,foi criado em Sergipe, onde adquiriu fama de homem dedicado aos seus deveres. 

O brigadeiro Manoel Fernandes enfrentou muita dificuldade. Ao tentar o equilíbrio das finanças e organizar o governo, enfrentou  reação. Afirma Felisberto Freire, que o principal obstáculo foi o “infrene militarismo”. “De 1822 em diante, a guarnição de São Cristóvão tendeu interferir nos negócios públicos. Todas as aclamações e  juramentos de Constituição foram por ela promovidos” (Ibidem). Em 1º de novembro de 1824, o comandante das armas, Manuel da Silva Daltro, diante da sublevação de suas tropas, fugiu para o Rio Comprido e ali, com o concurso de Henrique Maciel, projetou a derrubada do governo. Convocou as forças de Itaporanga da Ajuda, Laranjeiras e Rosário do Catete, mas o plano fracassou e Daltro viu-se obrigado a pedir desligamento de  suas funções, alegando motivo de saúde. Freire informa que os oficiais que conspiraram foram presos e enviados para a Bahia, submetidos a Conselho de Guerra e o senhor do Rio Comprido, antes de ser absorvido, esteve foragido. De qualquer forma, “como o prestígio dos implicados era muito forte, terminaram absorvidos e permaneceram influentes”
Felisberto Freire aproxima o presidente Silveira de seus opositores. Acusa-o de nepotismo. Alega que “como co-reu da deposição que a guarnição quis fazer, estava Henrique Luis de Araújo Maciel, entregue a justiça pública, pelo que não exercia suas funções de membro do conselho para que foi eleito, sendo substituído por um irmão do presidente”.,,
Em um ambiente conturbado e conflitante , o primeiro presidente de Sergipe deixou o governo em 15 de fevereiro de 1825, pouco antes de completar um ano na direção da província.

Faleceu em Salvador, em 26 de novembro de 1829, com 72 anos de idade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário