terça-feira, 13 de janeiro de 2015

27- BENJAMIN CARVALHO


BENJAMIN  CARVALHO
?gws_rd=ssl#q=benjamin+carvalho

Benjamin Carvalho nasceu em 2 de setembrode1904, na Fazenda São Bento, município de Rio Real, Bahia. Após o estudo  das primeira letras, seu avô, Otávio Souza Leite, o levou para a capital baiana, onde foi aluno do Colégio Carneiro Lisboa.
Concluídos os preparatórios, ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia, pela qual foi diplomado em 1927, juntamente com José Silveira, Hosanhá de Oliveira e Carlos Morais, futuros professores daquela  faculdade. Sua tese inaugural, intitulada “Da Resistência dos Estados Mórbidos à Terapêutica e da Incurabilidade perante a Eutanásia”, submetida à Congregação, foi aprovada com louvor.
Diplomado, fixou-se em Aracaju, onde exerceu,  com espírito caritativo,  as especialidades de  Urologia e Dermatologia.
Em 1945, a convite do Dr. Augusto Leite,  assumiu a direção do Hospital de Cirurgia.
Eleito deputado estadual, participou da elaboração da Constituição do Estado de Sergipe, ao lado de Francisco Porto, Armando Rollemberg, Orlando Dantas, Edézio Vieira de Melo,  Seixas Dória, e outros.
Depois, no Governo Leandro Maciel, assumiu a Secretaria Estadual de Saúde
Em 30 de junho de 1953, ao lado de  Augusto Leite, Garcia Moreno, Juliano Simões, Basílio Amaral e Felte Bezerra, fundou a Sociedade Civil Faculdade de Medicina de Sergipe, com o objetivo de criar e manter uma  Faculdade de Medicina.  Coube-lhe proferir o discurso de instalação, considerado “um hino de amor a Sergipe, de fé no seu progresso e de esperança no trabalho de seus filhos” . Com sua palavra  fluente, contagiou  os presentes mas, infelizmente, a criação da Faculdade não se concretizou. Este sonho só se tronou realidade  algum tempo depois, em 1959, ainda sob sua liderança  e empenho de  Antônio Garcia.  Contando com o apoio de outros idealistas, fundaram uma sociedade civil, mantenedora da Faculdade e Ciêncis Médicas e da Universidade Federal de Sergipe.
Constituida a Faculdade, foi o primeiro professor da disciplina História da Medicina.
Benjamin Carvalho faleceu em Aracaju, no dia 29 de setembro de 1995.
 
 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário