quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

29- LUIS GARCIA


LUIS GARCIA
ssl#q=LUIS+GARCIA

Luis Garcia, advogado, promotor de justiça, jornalista, professor e  ex-governador de Sergipe, nasceu em Rosário do Catete, em 14 de outubro de 1910, sendo seus pais Antônio Garcia Sobrinho e Antônia Garcia.
Estudou as primeiras letras em sua cidade de origem. Depois, mudou-se para Aracaju, onde fez os preparatórios no Atheneu Sergipense. Em 1928, ingressou na Faculdade de Direito da Bahia, pela qual foi diplomado em 1932.
O JORNALISTA: Como jornalista, notabilisou-se dirigindo o “Correio de Aracaju”, do qual foi o principal articulista. Transformou o jornal em uma tribuna, onde, todos os dias, defendia seu grupo político, liderado por Leandro Maciel.  
O ADVOGADO: Como advogado, Iinicou a carreira como promotor público da cidade de Estância, onde notabilizou-se na defensa da sociedade. Depois, atuou simultâneamente em Sergipe e no Rio de Janeiro, onde o irmão, Carlos Garcia, também era advogado. Instalado na capital da República, soube conciliar as atividades forenses com os mandatos políticos.
O POLÍTICO: Como político, foi eleito deputado estadual em 1934, assim permanecendo até o fechamento do legislativo pelo Estado Novo, em 10 de novembro de 1937. Terminado o período de exceção, filiou-se à União Democrática Nacional, sendo eleito suplente de deputado federal, em 1945. Novamente candidato,  elegeu-se deputado federal em quatro legislaturas (1951-1955, 1955-1959, 1967-1971 e 1971-1975). Participou do Governo Carlos Lacerda, na Guanabara. Candidatou-se ao Senado em 1962, sendo vencido por Francisco Leite e Júlio César Leite. Em 1958, eleito governador do estado de Sergipe, realizou uma administração moderna e empreendedora. Alguns anos depois, voltou à Câmara dos Deputados, como 1º suplente al(1979-1983).
O GOVERNADOR: Como governador reivindicou investimentos no setor elétrico do estado, inaugurou o Complexo Hidroelétrico de Paulo Afonso, criou o Banco do Estado de Sergipe, construiu o Hotel Pálace de Aracaju e Estação Rodoviária, criou o Instituto de Previdência do Estado de Sergipe (IPES), o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Sergipe – CONDESE,  a Companhia de Energia de Sergipe (ENERGIPE), o Museu Histórico de São Cristóvão, além de muitas outras e realizações.
O IINTELECTUAL : Como intelectual, foi orador, conferencista e crítico literário. Fez parte da Academia Sergipana de Letras, desde 1942.  Foi professor da Universidade Federal de Sergipe. A ele devemos, em grande parte, a criação da Faculdade de Direito, da Faculdade de Medicina  e, de certo modo, da Universidade Federal de Sergipe.
O CIDADÃO: Afastado da advocacia, do jornalismo e da política deixou crescer sua vocação de intelectual. Participou ativamente  da Academia de Letras, ilustrando-a com sua palavra fácil. Tornou-se uma presença constante nas reuniões, cuja presidência quase sempre era ocupada  pelo seu irmão, Antônio Garcia Filho.
                                                          *

Luis Garcia faleceu em Aracaju, no dia 11 de agosto de 2011, com a avançada idade de 91 anos. Eduardo Antônio o definiu, afirmando: Foi jurista, orador, conferencista e crítico literário, sempre conciliando suas atividades políticas com as jornalísticas, e tendo atuação na vida intelectual do estado.
Ele  governador de Sergipe. O filho, Gilvan Garcia, governou o Amapá. O irmão, José Garcia Neto, foi overnador de Mato Grosso. No livro Governadores em três Estados do Brasil, José Anderson descreve a saga desta família de privilegiados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário