terça-feira, 10 de março de 2015

54- HORÁCIO HORA


HORÁCIO  HORA
ssl#q=hor%C3%A1cio+hora

Horácio Pinto Hora, mais conhecido como Horácio Hora, nasceu em Laranjeiras, em 1º de outubro de 1853, sendo seus pais Antônio Estévão de Souza e Augusta Hora.
Viveu a infância e a adolescência em Laranjeiras. Fez os primeiros estudos em sua terra natal e, ainda criança, demonstrou paixão pelo desenho e pela pintura. O fato sensibilizou a Assembléia Legislativa que solicitou ao Governo Imperial uma bolsa de estudo para ele, na Europa. Concedida a bolsa, Horácio foi para a França, onde permaneceu seis anos na Escola de Belas Artes de Paris e na Escola Municipal de Desenho. Durante o aprendizado, conquistou o Prêmio promovido pelas escolas de artes plásticas da capital francesa, foi agraciado com o título de “aluno modelo” e obteve uma medalha de bronze e três de prata, além de elogios da crítica especializada.  Tornou-se aluno privilegiado de Justin Lequien, François Michand (escultores) e Alexander Cabanel (pintor). Nesta fase de sua vida, Horácio conheceu e se tornou admirador da baronesa de Catumbi.
Em 1881, retornou ao Brasil. Tentou viver em Aracaju (onde chegou a fazer uma exposição individual) mas as condições do meio não permitiram. Mudou-se para Salvador, onde foi bem acolhido. Na Bahia fez uma exposição de seus quadros, obtendo sucesso. A Academia de Belas Artes da Bahia lhe conferiu o diploma de membro correspondente e de acadêmico de mérito.
Em 1884, regressou a Paris, onde viveu o resto de sua vida, morrendo, em extrema pobreza, no dia 1º de março de 1890, com 37 anos de idade. Foi enterrado longe de seus familiares, no cemitério de Père Lachaise. No Brasil, sua morte foi noticiada um mês depois.. Em  artigo redigido por ocasião de sua morte, e publicado em Recife, disse Manoel Curvelo de Mendonça: “Nâo posso resistir ao impulso de trazer aqui, posto que confusamente, as impressões amargas que me tocaram o espírito, ao ter a notícia da morte de Horário Hora, o saudoso artista sergipano. O Brasil, ou pelo menos, Sergipe precisa saber quem foi seu filho que a morte acaba de surpreender em Paris, único lugar onde poude viver dos recursos de sua arte, honradamente. Ainda tenho bem vivas na memória as impressões de uma tarde em que estive com o ilustre pintor em Laranjeiras, nas encostas de um dos morros dessa cidade, quando ele se entregava aos seus trabalhos de arte. Eu passava pela estrada que vai ter à Igreja do Bonfim, sita no cume do outeiro do mesmo nome, quando  avistei-o. Lá chegando, só por instinto, reprimi a ansiedade de fazer-lhe mil perguntas, no que fui sempre muito pródigo a ponto de tão poucas vezes tornar-me imprudente. Naquele instante porém fui de uma extraordinária paciência que não passou despercebida ao nosso artista. Num intervalo em que parecia descansar como quem termina a elaboração de uma estrofe, virou-se para mim, que sentado numa anfractuosidade da encosta, entretinha-me quedo na contemplação do que não compreendia, e perguntou-me o que achava no que via, isto é, nos traços que esboçavam a tela. “Não sei cmo dessas linhas possa sair a cópia fiel desse belo quadro que ali vemos, mas gosto de ver como se faz aquelas bonitas pinturas  que tem no seu gabinete”, disse-lhe eu com a intimidade e afoiteza das crianças. Não tenho fiel recordação do mais, porém sei que fiquei muito satisfeito  com a palestra e devotei a ele uma embrionária admiração, porque via em sua pessoa um homem diferente dos outros, visto fazer coisas que os outros não faziam. Hoje traduzindo esse “ser diferente dos outros” por – gênio – folgo ao considerar que naquele tempo eu já o tinha como tal”.
Em 1959, Janner Augusto idealizou a criação de uma sala dedicada a Horácio Hora, no Museu Histórico de Sergipe. A idéia se concretizou, graças ao apoio do Governador Luis Garcia. Algum tempo depois, em 2003, atendendo pedido do Conselho Estadual de Cultura, o Governo do Estado de Sergipe declarou o “Ano Horácio Hora”, em comemoração aos 150 anos de seu nascimento.
*
Horácio Hora deixou mais de 300 obras, dentre as quais destacamos “Peri e Ceci”, “Miséria e Caridade”, “Auto-Retrato”, “Marquesa de Catumbi”, “Interior de Um Quarto em Paris”, “Rua Laffayette”, “Outono”, “Quitanda  em Paris”, “Cabeça de Homem”, “Retrato de Iaiá Freire” e “Capitão Hora” (em homenagem ao seu pai, que era capitão da Guarda Nacional). “Outono”, óleo sobre tela, medindo 2,60 x 1,20m, é uma preciosidade  que enriquece o acervo de mais de 40.000 peças, no Museu Mariano Procópio, em Juiz de Fora. O quadro “Peri e Ceci” está no Museu da Bahia. “Miséria e Caridade” escontra-se no Hospital da Santa Casa, em Estância. “Retrato de Iaiá Freire” e uma cópia de uma Virgem de Murilo,  estão na Catedral de Aracaju. “Cabeça de Homem” pode ser visto no Museu Antônio Parreiras, em Niteroi. A maior coleção de obras de Horácio Hora é a do Museu Histórico de Sergipe, na cidade de São Cristóvão.
 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário