segunda-feira, 9 de março de 2015

52- JOSÉ ROLLEMBERG LEITE


JOSÉ ROLLEMBERG LEITE
ssl#q=jos%C3%A9+rollembeg+leite
José Rollemberg Leite, engenheiro civil e de minas,  político,  duas vezes Governador do Estado,  nasceu em 19 de setembro de 1912, em Riachuelo, sendo seus pais Sílvio César Leite e Lourença Rollemberg Leite. Pelo ramo paterno, neto de Gonçalo de Faro Rollemberg, Barão de Japaratuba. Pelo lado materno, neto do Barão de Estância e bisneto do Barão de Itaporanga.
Fez os primeiros estdos em Riachuelo, e o secundário no Colégio Salesiano de Aracaju e no Colegio Antônio Vieira de Salvador. Concluídos os preparatórios, mudou-se para Ouro Preto, em Minas Gerais, onde se graduou em Engenharia Civil e de Minas, em 1935.
Voltando a Sergipe, trabalhou como engenheiro e como professor de Física do Atheneu Sergipense e do Colégio Tobias Barreto. Em 30 de dezembro de 1938, foi nomeado catedrático de Ciências Físicas e Naturais do Atheneu, pelo Interventor Federal Eronildes Ferreira de Carvalho. Um ano depois, em 1939, assumiu as cadeiras de Química (1939) e de Matemática (1940). Ensinou, também, na Faculdade Católica de Filosofia e em outros estabelecimentos de ensino da capital.
Em 1941, foi nomeado Diretor Geral do Departamento de Educação do Estado de Sergipe e, no ano seguinte, Diretor do Departamento de Obras e de Estradas, cargo que acumulou com o de Diretor Geral de Educação. Em 1945, com a saída do Interventor Augusto Maynard, se exonerou de ambos os cargos.
Em 1946, foi eleito, Governador de Sergipe, para o período de 1947 a 1951. De 1965 a 1970, foi Senador. Em 1975, foi nomeado, pelo Presidente da República, Governador de Sergipe, pela segundavez, para o período de 1975 a 1979.
Foi Secretário de Estado de Transportes, Obras e Energia (1984-1988), Conselheiro do Conselho de Administração da Escola Técnica Federal de Sergipe, do Conselho Rodoviário de Sergipe, do Conselho de Educação de Sergipe, do Conselho Superior da Universidade Federal de Sergipe e do Conselho de Administração da COHAB, do DESO, do PRODESE, e do HOSPITASE.
Foi condecorado pela Ordem do Mérito Aeronáutico e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, desde 1939.
Publicou os seguintes trabalhos: “A Natureza da Luz”, “Agro-indústria do Açúcaer no Nordeste”, “Xisto Pirobetuminoso”, “Siderurgia no Brasil” e “O Brasil e a Energia Nuclear”.
Faleceu em Aracaju, em 24 de outubro de 1996.
O Terminal Rodoviário de Aracaju e uma escola estual, também em Aracaju, têm o seu honrado e operoso nome.
Em ambas as opornidades em que foi Governador, José Rollemberg Leite dedicou especial apreço à Educação.  Criou o ensino rural e fundou escolas de nível médio e superior e. implantou licenciaturas de curta duração no interior de Sergipe.
É de sua iniciativa a criação de várias escolas isoladas e diversas escolas reunidas, a criação e/ou recuperação de 5 Grupos Escolares em Aracaju (General Siqueira, Barão de Maroim, General Valadão, Manoel Luiz e José Augusto Ferraz) e 12 no interior (Severiano Cardoso, em Boquim; Coelho e Campos, em Capela. Gumercindo Bessa, em Estância; João Ribeiro, em Itabaianhinha; João Ribeiro (segundo), em Laranjeiras; Silvio Romero, em Lagarto; Padre Dantas, em Maroim; Olimpio Campos, em Neópolis; João Fernandes, em Propriá; Francisco Leite, em Riachuelo; Vigário Barroso, em São Cristóvão; Fausto Cardoso, em Simão Dias), novo prédio (mais moderno e mais amplo) para a sede do Atheneu, 2 escolas superiores (a de Química e a de Economia), o Instituto de Tecnologia e Pesquisas, reorganização do Instituto de Química, a Escola Normal Rural Murilo Braga (em Itabaianinha)

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário