quarta-feira, 4 de março de 2015

49- ORLANDO CALASANS RIBEIRO


ORLANDO CALASANS RIBEIRO
orlando+calazans+ribeiro

Orlando Calazans Ribeiro nasceu em 1901, em Estância, onde viveu seus primeiros anos  nas fazendas e engenhos de açúcar, especialmente na usina de açúcar “Castelo”, de propriedade de sua família.
Era filho do Coronel Leonardo Costa Ribeiro (imigrante português) e de D. Dulce Calazans Ribeiro.  Perdeu a mãe, ainda criança, pelo que foi praticamente criado por  seu pai.
Pouco sabemos da infância, da juventude e adolescência. Acredita-se que, ainda  jovem, ficou noivo da filha do Governador de Sergipe, enlace  que, por causa desconhecida,  não se concretizou.
Fez as primeiras letras, e os estudos subseqüentes, em Estância.  Realizou os preparatórios em Aracaju, matriculando-se, em 1919, na Faculdade de Medicina da Bahia. Doutorou-se em medicina, no ano de 1924, oportunidade em que defendeu tese inaugural, intitulada “Fisiopatologia das Emoções”. No preâmbulo da tese, registrou:  “Não quis o destino me fosse concedida a ventura suprema de ter minha mãe ao meu lado no momento em que me vejo investido das funções de sacerdote da religião de Hipócrates; mas, lá da mansão de Deus onde ela está, mandará através dos espaços um ósculo cheio de unção que me sirva de conforto em toda a vida”
Um de seus primos, Adelaido Ribeiro, foi seu contemporâneo na Faculdade de Medicina da Bahia, tornando-se Secretário Estadual da Saúde e radiologista famoso,  em Salvador. De seus professores, o mais estimado foi Dr. Aristides Novis que o orientou no preparo de sua tese.
Enquanto jovem, além de exercer a medicina, dirigiu a “Fabrica de Tecidos Senhor do Bonfim”, da qual seu pai era um dos sócios proprietários.
Em 1928, Orlando Calazans, seguiu para a Europa, onde se especializou  em Radiologia, frequentando hospitais da França, Bélgica, Portugal e Espanha.
De volta ao Brasil, incorporou-se ao Exército, onde atingiu o posto de Tenente-Coronel Médico e serviu em  unidades localizadas em Sergipe, Rio de Janeiro, Minas Gerais. Em Salvador, pertenceu ao corpo clínico do Hospital Português e, no Rio de Janeiro, ao Hospital da Santa Casa de Misericórdia.
Fez o curso de sanitarista no Rio de Janeiro. Foi médico-chefe do Centro de Saúde de Sete Lagoas (Minas Gerais) e professor de  Biologia no Ginásio local.
Pertenceu a várias instituições científicas e culturais, dentre as quais distinguimos a Associação Médica Brasileira e a Associção de Medicina de Minas Gerais.
Em todos os locais onde serviu, portou-se como um profissional humanitário,  honesto e honrado, alheio ao interesse financeiro e amigo dos pobres e humildes.
Na vida político-partidária, filiou-se ao Partido Republicano, pelo qual foi eleito deputado estadual em 1935, durante o governo do Dr. Eronildes Ferreira de Carvalho. No exercício deste mandato, ocupou  o cargo de Vice-Presidente da Assembléia Legislativa de Sergipe.
Contou com um vasto número de amigos e correligionários, como o Presidente Arthur Bernardes, o Governador Eronildes Carvalho e o Prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubischek.
Ignoramos a data de seu falecimento



 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário