domingo, 30 de novembro de 2014

11- MILTON SANTOS E O " CARROSSEL DO TOBIAS"

 
CARROSSEL DO TOBIAS
=ssl#q=carrossel+de+Tobias
 
Milton Santos (que não é o baiano Milton  Santos, geógrafo de renome internacional ...) nasceu em Siriri, em 15 de novembro de 1908.
Mudou-se para Aracaju, aos 4 anos de idade. Nesta capital estudou as primeiras letras, fez o curso primário, exerceu a profissão de gráfico, ligou-se à política partidária e foi eleito, e reeleito, vereador durante 28 anos.
Notabilizou-se por ser o guardião de um brinquedo famoso: o “Carrossel de Tobias”, Quem de nós não andou no “Carrossel de Tobias”?
Este brinquedo era a distração preferida das crianças de Aracaju durante as festas natalinas, inicialmente no Parque Teófilo Dantas e depois, na Praça Tobias Barreto. Seu guardião, Milton  Santos, “era um homem simples que teve uma vida singular: não dispôs de recursos para custear os estudos, tornou-se gráfico da “Casa Ávila” e da Imprensa Oficial (atual SEGRASE), onde se aperfeiçoou como profissional” (Barreto, obra citada).
Em 1937, Milton Santos mudou-se para o Rio de Janeiro, onde permaneceu até 1941 e trabalhou durante quatro anos como gráfico.
Voltando para Sergipe, ingressou na política. Fundou, com Marcos Teles, o Partido Social Trabalhista (PST). Em 1954, candidatou-se a Vereador. Eleito, e reeleito várias vezes, tornou-se o edil com maior número de mandatos no Estado. “Discreto, de bom trato, Milton Santos conquistou seus companheiros da Câmara, nos vários mandatos nos quais representou o eleitorado  aracajuano, em sete legislaturas. Numa delas exerceu a Presidência da Câmara” (Ibidem).
Seu maior título, título pelo qual se tornou célebre, é o de guardador do “Carrossel do Tobias”.  A história deste carrossel começou antes de Milton Santos nascer. Depois de alegrar as crianças de Recife e de Maceió, o carrossel chegou, em 1904, em Aracaju, onde se tornou o brinquedo preferido  das festas natalinas e, eventualmete, dos eventos e festejos cívicos. Para encanto de todos, o carrossel sempre contou com cavalinhos em marcha, a figura do negro Tobias com seu realejo e um apito que, quando acionado, provocava os gritos da multidão de meninos. Era um patrimônio privado, que trocou várias vezes de dono. Em 1958, em uma dessas mudanças, o “Parque Shangai” de Recife, pretendeu comprá-lo mas Milton Santos, para evitar que o brinquedo saísse de Aracaju, chegou a adquiri-lo mas depois passou a outro dono.
O “Carrossel do Tobias”, também atraiu adultos. Uma equipe norte americana, encarregada da filmagem de uma película baseada no romance  ”Capitães de Areia”, de Jorge Amado, o incluiu em seu roteiro e assim o famoso carrossel correu o mundo, encantando milhares de amantes  da sétima arte. Osmário Santos, em seu livro “Memórias de Políticos de Sergipe, no século XX”, abriu espaço para Milton Santos, o negro Tobias e seu carrossel.
De mão em mão, mas sempre nas praças de Aracaju, o brinquedo acabou atraindo o Governo de Sergipe que o comprou e o levou para o Parque da Cidade, “onde o tempo e o descaso destruíram o velho carrossel” (Barreto, obra citada).
Sem o carrossel, Milton Santos voltou para o Rio de Janeiro, onde faleceu no dia 19 de fevereiro de 2013, com 96 anos de idade.
 
FONTE: Barreto, Luis Antônio – Milton Santos. Disponível em http://www.infonet,com.br/luisantoniobarreto/ler.asp?id115717&titulo=Luis_Antonio_Barreto. Acesso em 16 novembro de 2014.
 
 
 
 
 

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário