sábado, 29 de novembro de 2014

06- LAURO PORTO

 
CENTRO CIRÚRGICO
ssl#q=lauro+porto
 
Lauro de Brito Porto, mais conhecido como Lauro Porto, médico e professor universitário, nasceu em 18 de agosto de 1911, no município de Nossa Senhora das Dores, sendo seus pais Francisco de Souza Porto (ex-deputado estadual, ex-presidente da Assembléia Legislativa, ex-presidente do Estado em exercício, ex-Prefeito de Aracaju e ex-presidente eleito de Sergipe) e Laura de Brito Porto.
Fez o curso primário em sua terra natal. Em 1925,  transferiu-se para Aracaju, onde foi aluno, inicialmente, do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora. Depois, passou para o Colégio Tobias Barreto e finalmente para o Atheneu Sergipense, onde concluiu os preparatórios.
Em março de 1930, ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia mas em outubro regressou para Aracaju, a fim de solidarizar-se com seu pai, presidente eleito de Sergipe mas não empossado (impedido que foi pela revolução liderada por Getúlio Vargas).
Durante o curso médico se distinguiu como aluno atencioso e aplicado, merecendo a admiração dos professores Eduardo Morais e Heitor Marback que o encaminharam para as especialidades de Otorrinolaringologia e Oftalmologia.
Em 1932, por ocasião da Revolução Constitucionalista, posicionou-se em favor dos revoltosos. Em conseqüência desta atitude, foi preso por dois dias na Penitenciária, a mando do Interventor da Bahia, Juracy Magalhães.
Em 5 de dezembro de 1935, concluiu o curso de graduação, pelo que foi diplomado em Medicina.
No ano seguinte, iniciou a vida profissional em Aracaju, onde exerceu as especialidades de oftalmologia e otorrinolaringologia, em seu consultório particular e no Hospital de Cirurgia, dirigido pelo Dr. Augusto Leite.
Em 1938 e em 1947, atualizou seus conhecimentos, fazendo cursos de pós-graduação no Rio de Janeiro e em São Paulo. No Rio de Janeiro, freqüentou o Hospital São Francisco e em São Paulo estagiou no Serviço de Olhos do Dr. Moacir Ávaro.
Sempre ligado às novas técnicas e ao progresso de sua especialidade, participou de vários congressos, simpósios, mesas redondas e seminários, em Sergipe, no Rio de Janeiro, São Paulo e outros centros médicos.
Foi um dos fundadores, e professor titular, da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Federal de Sergipe, fazendo parte, inclusive, do Conselho Diretor. Foi, por muitos anos, superintendente médico do antigo IAPFESP, por ele se aposentando em 1967.
Dirigiu, por mais de uma gestão, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Sergipe, do qual foi o modernizador: reorganizou a Farmácia e o Almoxarifado, instalou o sistema de distribuição de oxigênio canalizado, reformou o Centro Cirúrgico, inaugurou a Unidade de Terapia Intensiva (a primeira de Sergipe), a Unidade de Oncologia, o Serviço de Otorrinolaringologia (com Audiologia e Endoscopia per-oral) e o Serviço de Endoscopia da Unidade Cardiológica (o que tornou possível a realização de cirurgia cardiopulmonar em Sergipe) e promoveu melhoramentos em outras clínicas e serviços.
Como cirurgião, realizou quase cinco mil cirurgias. Foi presidente das Sociedades Sergipanas de Oftalmologia e Otorrinolaringologia, e sócio benemérito da Sociedade Médica de Sergipe. Em 1993, foi condecorado com a Medalha de Mérito Aperipê, no grau de Comendador.
Cercado de colegas, familiares, amigos e admiradores, o Prof. Lauro Porto faleceu em Aracaju, no dia 30 de outubro de 2010, com a avançada idade de 99 anos.
Ao seu sepultamento compareceram expressiva massa popular e inúmeras autoridades que prestaram sentida homenagem ao ilustre médico.
Dr. Lauro Porto é considerado um dos maiores nomes de Sergipe.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário