quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

34- OLIVEIRA VALADÃO

 
OLIVEIRA VALADÃO
ssl#q=general+oliveira+valad%C3%A3o
 
 
Manuel Prisciliano de Oliveira Valadão, mais conhecido como  Oliveira Valadão, político e   militar sergipano, nasceu em  4 de janeiro de 1849, em Vila Nova (atual Neópolis), sendo seus pais José Manoel de Oliveira Valadão e Maria José de Oliveira Valadão.
Aprendeu as primeiras letras em sua terra natal, após o que iniciou, aos 15 anos de idade,  a carreira militar e nela progrediu , até o posto de general de divisão. Foi Secretário do Ministério da Guerra, Chefe de Polícia do Distrito Federal e Secretário da Presidência da República no governo de Floriano Peixoto.
Na vida político-partidária foi deputado federal (1891-1903, 1903-1906 e 1906 a 1907), senador (1907-1912, 1912-1914 e 1919-1921) e governador de Sergipe (1894-1896 e 1914-1918).
Como homem de letras, além de colaborar nos jornais “O Comércio” (Porto Alegre), “A Imprensa” (Rio de Janeiro), “Jornal de Macéió” (Maceió), “Correio de Aracaju” (Aracaju) e “Estado de Sergipe” (Aracaju), publicou os seguintes trabalhos:
  • O Realismo Mal Interpretado (Maceió, 1882)
  • Entre a Espada e a Parede (Porto Alegre, 1887)
  • Eleição de Sergipe (Aracaju, 1897)
  • Política de Sergipe (Rio de Janeiro (1904)
  • Carta Aberta (Aracaju, 1905)
  • Eleições em Sergipe (Aracaju, 1905).
Dentre as honrarias que recebeu, merecem destaque a condecoração da Ordem da Rosa e a da Ordem de Aviz, a Medalha do Mérito Militar da Campanha do Paraguai e a Medalha de Prata conferida pelo governo argentino.
Como  presidente de Sergipe promoveu vários melhoramentos, notadamente construção, e/ou reforma, de prédios públicos (Assembléia Legislativa, Palácio do Governo, Chefatura de Polícia, Biblioteca Pública, etc) e melhoria do ensino primário e secundário. Ampliou o número de estabelecimentos, que eram no  ensino primário, apenas, 2 grupos escolares e 221 escolas isoladas. Quando ele tomou posse, a maioria destes estabelecimentos não tinha, sequer, carteiras para as crianças estudarem. O ensino secundário dispunha, somente, do Atheneu Sergipense e da Escola Normal, aquele com 75 vagas e esta com 135. Incentivou o ensino privado que possuía, no início de seu governo,  112 escolas primárias e 3 estabelecimentos secundários: 2 na Capital (dentre eles o Colégio Tobias Barreto, fundado pelo insigne educador Brício Cardoso) e 1 em Propriá.
O acontecimento mais importante de sua administração foi a inauguração da estrada de ferro Timbó/Propriá. A respeito deste melhoramento Oliveira Valadão, em mensagem que encaminhou à Assembléia Legislativa, afirmou: “Entre os dias de maior júbilo em minha vida, contarei este – 5 de agosto de 1915 – em que, à testa do governo do Estado, tive a grata satisfação de ver partir desta capital, ao som de estreptosas aclamações, o trem inaugural do último trecho da Estrada de Ferro do Timbó a Propriá e do seu importante ramal da Murta a Capela. Na História de Sergipe, aquela data ficará sendo uma das mais memoráveis e ao mesmo tempo um traço inextinguível do patriótico empenho com que os nossos representantes no Congresso Nacional, em 1903, se esforçaram pela conquista deste grande melhoramento”.
Outro marco importante foi a inauguração do Asilo Rio Branco, em Aracaju. O Asilo Rio Branco é uma Instituição filantrópica fundada em 1º de outubro de 1911, na antiga sede da Associação nComercial, ocasião em que foi criado seu órgão mantenedor, a Fundação Asilo de Mendicidade. A iniciativa é da autoria de Idalino Rodrigues Dantas que muito se esforçou para o lançamento da pedra fundamental, em 2 de abril de 1913. O presidente de Sergipe era o General José de Siqueira Menezes que viabilizou a construção do empreendimento. O General Oliveira Valadão, seu sucessor, deu continuidade a obra que foi inaugurada em 20 de outubro de 1918 (4 dias antes do término do seu governo). Em agradecimento, Oliveira Valadão se tornou o presidente honorário da Instituição.
O General Oliveira Valadão faleceu em 10 de novembro de 1921. uNaquela ocasião, e nos anos subseqüentes, foram prestadas várias homenagens à sua memória. Duas delas, situadas na Capital do Estado,  merecem destaque: o Grupo Escolar Oliveira Valadão e a Praça Oliveira Valadão. A praça, inaugurada em 24 de outubro de 1924, teve em anos passados, grande importância porque ficava próxima aos mercados municipais, a zona portuária, e a antiga Estação da Leste Brasileiro. Neste local foi construída uma das principais edificações de Aracaju, o edifício da cadeia pública. Hoje esta praça está cercada de prédios importantes como os da Receita Federal, da Secretaria de Saúde (Palácio Serigy),  do Banco do Brasil, e  o antigo Hotel Pálace.
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário