quinta-feira, 7 de maio de 2015

63- ARARIPE COUTINHO

Araripe Coutinho homenaheia Déda (Foto: Arquivo Pessoal)

ARARIPE COUTINHO
rd=ssl#q=araripe+Coutinho

Araripe Coutinho, sergipano por adoção, nasceu no Rio de Janeiro, em 13 de dezembro de 1968.
Mudou-se para Aracaju em 1979, onde se firmou como peta, jornalista e apresentador de televisão. Em 2009, lançou uma coletânea de poesias, denominada “Cultura Poética. Reuniu amigos e admiradores e declarou: “Eu não deveria ter nascido. Quando vi, estava eu aqui, meio lama no imenso mundo retratado, cheio de quadrúpedes rondando a minha sala. Pedi para voltar. Gritei muito, antes de ouvir uma voz dizendo: desça e arrase!”,
Escreveu crônicas, poesias e artigos, publicou 13 livros,  militou  na imprensa sergipana e manteve programas televisivos.
Em 2011 envolveu-se em uma polêmica. Foi  fotografado seminu no Palácio Olímpio Campos, antiga sede do governo, hoje transformado em museu. A foto foi divulgado pela internet e provocou comentários dos internautas que se manifestaram com espanto e bom humor. Procurando justificar , dizendo  "... a vontade não foi macular o local, foi levar a arte. Traduzir algo novo, para que as pessoas pudessem se repensar e repensar a poesia. As fotos, foram tiradas quando o museu estava fechado para reforma. Entrei pelo fundo, naturalmente, e como sou uma pessoa conhecida, não me impediram, até porque as pessoas não sabiam que eu ia fazer uma foto sensual. Entrei naturalmente, tirei as fotos, uma coisa de 10 ou 12 minutos. As fotos ficaram lindas, profissionais, artísticas”. A polêmica motivou uma entrevista no “Programa do Jô” na Rede Globo.
Araripe Coutinho é cidadão honorário de Aracaju e de Sergipe, e membro da Academia Sergipana de Letras. Dirigiu a Biblioteca Pública Municipal.
Araripe faleceu em sua residência, em Aracaju, no dia 9 de janeiro. aos 45 anos de idade. De acordo com os registros da época, “foi encontrado por amigos, caído no chão, no quarto de sua residência, no bairro Industrial, por volta das 7:30 horas. Estava ofegante. O SAMU chegou a ser chamado mas não houve tempo de socorre-lo”. De acordo com a informação , o poeta sofreu uma parada cardío-respiratória causada por uma pneumonia bacteriana.
Várias personalidades se manifestaram por ocasião de sua morte prematura. O governador do Estado, Jackson Barreto, disse em nota oficial: “Araripe deixa uma lacuna na poesia sergipana. Ele era um artista sensível, alegre e intenso. Essas características estavam impressas nas suas obras”. O deputado federal Valadares Filho afirmou: "Fiquei muito triste com a notícia do falecimento do poeta Araripe Coutinho. Grande escritor, e membro da Academia Sergipana de Letras. Além de culto, era muito simpático e divertido, por onde passava sempre arrancava o sorriso das pessoas com suas brincadeiras. Ficará para sempre na memória dos sergipanos”
Para o escritor Antônio Saracura, "Ele era uma estrela que brilhava em todos os lugares e se comunicava com todos os públicos”.
 
FONTE BIBLIOGRÁFICA
Barreto, Francisco & Fontenele, Marina – Araripe Coutinho. Disponível em poeta-araripe-coutinho-morre-aos-45-anos-em-aracaju. Acesso em 7 de maio de 2015




Nenhum comentário:

Postar um comentário