quinta-feira, 30 de abril de 2015

60 - CLODOMIR SILVA


CLODOMIR  SILVA

blogspot.com.br/2012_10_01_
archive.h


Clodomir Silva e Silva, mais conhecido como Clodomir Silva, jornalista, escritor, advogado e político, nasceu em 20 de novembro de 1892, em Aracaju.
Iniciou os preparatórios no Atheneu Sergipense, tradicional estabelecimento de ensino da capital sergipana, onde estudaram, em épocas diferentes, João Ribeiro, José Rodrigues da Costa Dória, Gilberto Amado, Manuel Bonfim , Jackson de Figueiredo, Gracho Cardoso, Aníbal Freire, Dias de Barros, Felisberto Freire, Gentil Tavares da Mota, Honald Cardoso, Joé Calazans e outras figuras exponenciais de Sergipe. No quinto ano, deixou o Atheneu e, por força da Reforma Rivadavia, submeteu-se ao exame vestibular. Aprovado, ingressou, em abril de 1919, na Faculdade de Direito de Recife, pela qual bacharelou-se oito anos depois, em 1926. O curso foi interrompido algumas vezes, por motivo de dificuldade financeira.
Depois de formado, foi residir em Aracaju, onde se estabeleceu como professor, jornalista, escritor, orador e advogado. Como jornalista, começou cedo, aos 19 anos, colaborando com o “Correio de Aracaju”, “Estado de Sergipe” e “Sergipe Oficial”.. Foi redator periódicos literários e humorísticos (“O Tagarela”, “A Rua”, “A Trombeta”, “O Espião”, “Vida Sergipana”, e outros) Às vezes assinava seu nome; outras vezes, utilizava os pseudônimos “Essielle” e “João das Cubas”.
Independentemente de sua atividade jornalística, deu aulas particulares de português e de outras disciplinas. Foi professor durante muitos anos. Em março de 1918, foi nomeado professor de português do Atheneu Sergipense. Ensinou também na Escola de Comércio Conselheiro Orlando.
Ainda em 1918. Conseguiu do Tribunal de Justiça permissão para advogar nas comarcas de Aracaju, Laranjeiras e Maruim. Atuou gratuitamente como advogado, em São Cristóvão.
Claudomir foi se impondo no meio em que viveu. Tornou-se membro do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, da Academia Sergipana de Letras e da Loja Capitular Cotinguiba (onde conviveu com Arthur Fortes, Epifânio Dória e outras figuras importantes). Na Maçonaria, ainda muito jovem, chegou ao grau máximo. Depois de sua morte, os maçons criaram a “Loja Simbólica Clodomir Silva”.
Clodomir foi um membro atuante da Liga Contra o Analfabetismo. e durante muito tempo foi seu orador oficial.
Foi eleito deputado estadual (1920-1922). Empossado, foi eleito segundo secretário da mesa diretora da Assembleia Legislativa. Reeleito para a legislatura de 1923-1925, continuou exercendo seu mandato com dedicação, honradez e eficiência. Nesta época foi nomeado membro do Conselho Superior de Ensino mas não assumiu, em virtude de optar pelo mandato de deputado.
Faleceu precocemente em Aracaju, no dia 10 de agosto de 1912, vitimado pela febre tifoide. Disse Freire Ribeiro que Clodomir Silva “é um pássaro luminoso que alto voa na embriagues do azul”.
De sua bibliografia destacamos duas obras:
  • ALBUM DE SERGIPE: Publicado em 23 de outubro de 1920, em comemoração ao primeiro centenário da Emancipação Política de Sergipe. Encomendado pelo Presidente Pereira Lobo,  “este álbum, diz a historiadora Terezinha Alves de Oliva, constitui referência para os estudos sergipanos, pois trata-se de uma síntese da história, da geografia, da economia e da administração de Sergipe, um balanço da trajetória dessa unidade político-administrativa nos seus primeiros cem ano

  • MINHA GENTA: Publicado em 1926, hoje com três edições. É uma coletânea das conferências e de outros escritos do autor.
Clodomir Silva é, em Aracaju, nome das seguintes Instituições:
  • Loja Maçônica
  • Biblioteca Municipal, criada em 7 de novembro de 1959.
  • Memorial, na Biblioteca Municipal
  • Grêmio Escolar do Atheneu Sergipense
  • Logradouro público, no bairro Getúlio Vargas
 
FONTE BIBLIOGRÁFICA:
Santos Vidal, Valdevania Freitas dos – Uma Trajetória Marcante de dois Intelectuais Sergipano: Getil  Tavares e Clodomir Silva –Disponível em http;//www.sbhe.org..br/novocongresso/cbhe5/pdf/983.pdf. Acesso em 11 de março de 2015.





Nenhum comentário:

Postar um comentário