segunda-feira, 4 de maio de 2015

62- JOÃO FIRMINO CABRAL


JOÃO FIRMINO CABRAL
ordeste/index.php?titulo=Jo%C3%A3o+Firmino+Cabral&ltr=j&id_perso=94

 João Firmino Cabral nasceu em Itabaiana, em 1º de janeiro de 1940, sendo seus pais Pedro Firmino Cabral (cantor de feira ambulante, e embolador) e Cecília da Conceição (roceira).
Desde a infância, agricultor. Ao atingir a adolescência, revelou interesse pelas letras e comprou folhetos de cordel. Aos 17 anos escreveu seu primeiro folheto, a “Profecia do Padre Cícero”. Este trabalho foi premiado com a Medalha do Mérito Cultural Serigy. Muitos anos depois, recordando o sucesso, declarou: “Minha história com a Literatura de Cordel  começou há 50 anos e teve como principal influência o estilo cantador de feira e embolador do meu pai, Pedro Firmino Cabral. Ainda na juventude, comecei a interessar-me pelos folhetos e acabei utilizando a literatura para aprender a ler.” Na mesma ocasião, afirmou: “O autor que mais me serviu de referência foi o paraibano Manoel Almeida Filho, autor de obras como “Vida, Vingança e Morte de Corisco” e “A Menina que nasceu pintada com as unhas de ponta e a sobranceira raspada”.

Depois da estreia mudou-se para Aracaju e passou a viver   exclusivamente da literatura de cordel. Durante muitos anos, manteve uma banca localizada na “Passarela das Flores”, no Mercado Municipal. Em sua banca recebia  cordelistas, professores e turistas. Atendendo  pedido de várias escolas,  e entidades públicas e privadas, publicou  folhetos educativos.

Em 2003, tornou-se patrono da 1ª Cordelteca brasileira, inaugurada em Aracaju. O acervo desta Cordelteca é de mais de meio milheiro de folhetins, de autoria de 36 cordelistas.
Em 1995,  tornou-se membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, onde passou a ocupar a cadeira de número 28.

Sua banca era um local de visita obrigatória para os cordelistas nordestinos, os  quais eram recebidos ali com manifestações de amizade e carinho.
João Firmino Cabral faleceu, vitima de leucemia, aos 73 anos de idade, em Aracaju, no dia 1º de fevereiro de 2013. A Secretaria Municipal de Cultura deu o seu nome  à  Cordelteca que ele ajudou a fundar, nas dependên cias da Biblioteca Municipal Clodomir Silva. Segundo a Coordenadora de Extensão da Biblioteca, “Sua última visita foi em maio de 2012, quando participou, como escritor convidado, de uma oficina literária que reuniu professores e estudantes da rede pública de ensino.”  A diretora da Biblioteca, Fátima Góes, declarou: “Estamos reunindo amigos e admiradores de João Firmino, que são cordelistas, para um sarau poético, onde serão declamados versos do escritor. A família também foi convidada e de imediato aceitou comparecer a homenagem”.

 
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

Maurício, Ivan – João Firmino Cabral, disponível em http://www.onordeste.com/onordeste/enciclopediaNordeste/index.php?titulo=Jo%C3%A3o+Firmino+Cabral&ltr=j&id_perso=9 Acesso em 4 de maio de 2015.




Nenhum comentário:

Postar um comentário