domingo, 30 de novembro de 2014

10- JOSÉ MACHADO TOJAL

 
FOZ DO RIO SÃO FRANCISCO
=ssl#q=jos%C3%89+machado+tojal
 
 
A família Tojal é uma das famílias tradicionais de Sergipe, localizada predominantemente na fronteira com Alagoas, em Neópolis, Ilha das Flores e Brejo Grande (em Sergipe) e em Penedo e Piaçubuçu (em Alagoas);
José Machado Tojal nasceu no engenho Cajuipe, no município de Brejo Grande, em 19 de março de 1912, sendo seus pais Sizino da Silva Tojal e Francisca Machado Tojal.
O município de Brejo Grande produziu famílias importantes como os Lemos Machado, os Tojal (que se reúnem periodicamente em seminários...), os Machado Tojal, e outras. De Brejo Grande é o ex-Ministro da Saúde e ex-Secretário de Saúde de São Paulo, Mário Machado de Lemos. O irmão, Eraldo, médico e advogado, foi deputado estadual e deputado federal. Outro vulto importante de Brejo Grande é Manoel de Lemos Souza Machado, deputado provincial nomeado pelo Marechal Deodoro da Fonseca.
Quando o Brasil foi dividido em Capitanias Hereditárias, coube à Bahia (e posteriormente a Sergipe) terras que se estendiam até a foz do Rio São Francisco, sendo que as ilhas situadas ao longo do rio pertenciam a Pernambuco. Os habitantes da Ilha de Paraúna, embora pertencentes a Pernambuco, faziam suas feiras e atendiam suas necessidades econômicas na antiga Vila Nova, hoje Neópolis. Era mais perto e oferecia maior segurança. Este fato deu margem a um movimento no sentido de anexar, por aterro, a Ilha da Paraúna a Sergipe. A iniciativa tornou-se vitoriosa graças a coragem e a bravura de José Alves Tojal que obstruiu o canal e garantiu a circulação das pessoas entre a ilha e Vila Nova. Com isto Sergipe foi beneficiado e o município de Brejo Grande aumentou sua área territorial. José Machado Tojal, seu descendente, participou de outros movimentos que engrandeceram a região.
Por ocasião do centenário de José Machado Tojal, Luis Antônio Barreto se pronunciou dizendo que “as famílias Machado e Tojal têm, nos anais sanfranciscanos, glórias e méritos, pelo que merecem aplausos dos sergipanos de todas as partes. E se foram importantes os fatos do passado, acrescente-se a eles a permanente contribuição que os membros de ambs as famílias deram, não apenas a Brejo Grande mas a todas as áreas entre Neópolis e a foz do Rio São Francisco.
José Machado Tojal notabiliou-se por sua atuação em benefício de Brejo Grande, município do que foi prefeito, por mais de uma vez, depois de ter sido Interventor, durante os governos tenentistas, após a Revolução de 1930.
Seus descendentes continuaram a tradição dos ancestrais. O filho, Telmo Sizino Machado Tojal, resumiu a biografia do pai durante o ato de inauguração da“Rodovia José Machado Tojal”, ligando Pacatuba a Brejo Grande.
Em Aracaju, no Grageru, há um logradouro com o nome deste sergipano ilustre.
 FONTE BIBLIOGRÁFICA:
Barreto, Luis Antônio – José Machado Tojal. Disponível em HTTP://www.infonet.com.br/luisantoniobarreto/ler.asp?id= 125619. Acesso em 22 de novembro de 2014.
 
 
               
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário