segunda-feira, 9 de março de 2015

51- GONÇALO DE FARO ROLLEMBERG


GONÇALO DE FARO ROLLEMBERG
ssl#q=gon%C3%A7alo+do+faro+rollemberg

Gonçalo de Faro Rollemberg, médico e político sergipano, nasceu no Engenho Maria Teles, em Maroim, em 13 de setembro de 1860, sendo seus pais Manuel Rollemberg de Menezes e Maria de Faro Rollemberg (conhecida como “Dona Maria do Topo, sua prima). É neto do Barão de Japaratuba. Sua ascendência alemã, procede da Baviera (ou da Prússia).
Existem vários homônimos de Gonçalo de Faro Rollemberg, em sucessivas gerações. O primeiro veiu de Portugal logo após o descobrimento do Brasil.  Existem outros, em sucessivos gerações. Um deles, é Gonçalo Leite, médico, formado pela Faculdade de Medicina da Bahia,  que exerceu a profissão em Aracaju, depois em São Paulo e em Penedo (avô do médico Augusto César Leite, fundador do Hospital de Cirurgia). Há um do mesmo nome, Gonçalo de Faro Rollemberg, fazendeiro do município de Japaratuba, casado com Maria Amélia Sobral Rollemberg, filha do ex-governador Moacir Sobral Barreto e de Osvaldina Sobral Barreto (d. Vavá).
O Gonçalo de Faro Rollemberg, médico e político nascido em 13 de setembro de 1860, realizou os preparatórios na Cidade do Salvador  e ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia, onde fez os três primeiros anos do currículo médico. Depois transferiu-se para a Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, onde terminou o tirocínio acadêmico e recebeu o grau de doutor. após defender tese sobre “Icterícia”, no ano de 1881.
Foi delegado de Higiene em Japaratuba.
Foi deputado provincial. Depois, senador, de 1818 a 1926 e em seguida Vice-Presidente (189-1895). Assumiu a Presidente de Sergipe em 1894. Atuou no antigo Partido Republicano. Destacou-se pela habilidade de seus apartes e discursos proferidos no Senado, para o qual foi eleito em 1918. Era contemporâneo de  Nilo Peçanha, a quem apoiou em Sergipe.
Visitou a Europa em 1913.
Faleceu em 14 de setembro de 1927.
 


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário