terça-feira, 3 de março de 2015

47- IVO DO PRADO


IVO DO PRADO
rd=ssl#q=ivo+do+prado

 

Ivo do Prado Montes Pires de França, mais conhecido como Ivo do Prado, militar, político e historiador sergipano, nasceu em São Cristóvão, em 20 de maio de 1860, sendo seus pais o tenente coronel honorário Deusdedit Pires da França e Ana Leonor do Prado Montes da França.
Fez os primeiros estudos em sua terra natal, e depois em Aracaju. Aos 15 anos, mudou-se para a capital baiana onde permaneceu até 2 de janeiro de 1878. Nesta data seguiu para o Rio Grande do Sul a fim de matricular-se na Escola de Cavalaria e Infantaria daquela província. Alistou-se inicialmente no Primeiro Regimento de Artilharia a Cavalo, em cuja unidade permaneceu durante alguns meses. No início de 1880, ingressou na Escola de Cavalaria, onde fez o curso de cavalaria e infantaria, concluindo-o em fins de 1883.

Em 8 de março de 1884, foi nomeado alferes aluno e em 1885 voltou para Sergipe onde serviu na antiga Companhia fixa da província, até o início de 1886.
Desejando continuar seus estudos, matriculou-se  na Escola Militar da Praia Vermelha, no Rio de Janeiro, onde concluiu o curso de artilharia. Desligado em 1887, ingressou na antiga Escola Geral de Tiro, onde realizou o curso  oferecido por esta Instituição militar. Em 1888, voltou à Escola Militar da Praia Vermelha onde fez o curso de Estado Maior de 1ª classe. Desligado em 1889, passou a servir no 2º Regimento de Artilharia de Campanha e nesta unidade participou da conspiração de 15 de novembro, que resultou na proclamação da República.

Em dezembro de 1889, o Governo Provisório o colocou à disposição do Ministério do Interior e por este foi nomeado auxiliar técnico do Governador de Sergipe. Ao chegar em Aracaju,  foi designado para organizar e comandar o Corpo Militar da Polícia do Estado.

Eleitoi deputado à Constituinte da República, exerceu o mandato com dedicação e honradez,  de 1890 a 1894. De sua autoria foi o  discurso contra o marechal Deodoro da Fonseca e a eleição do coronel Vicente Ribeiro para o cargo de governador de Sergipe. Posteriormente, em 1821, foi eleito deputado federal.
Em 1895, foi nomeado professor e chefe do ensino de artilharia na Escola de Sargentos, em Realengo, onde serviu até 1897, quando foi extinta a referida Escola. Transferido para o Mato Grosso, serviu no 2º Batalhão de Artilharia de Posição, comandou o forte de Coimbra, montou o Laboratório Pirotécnico de Cuiabá e terminou comandando o batalhão.

Em 1902, serviu na capital federal e, no ano seguinte, voltou para o Mato Grosso, por força “dos boatos que corriam sobre a provável invasão de Corumbá pelas forças do General Pando.
De Corumbá voltou para a capital da República, onde foi confirmado no posto de major do Estado Maior de Artilharia e chefe de gabinete da Intendência Geral do Ministério da Guerra, assim permanecendo até 20 de novembro de 1906, quando foi nomeado assistente do chefe do Estado Maior do Exército;
Em 1910 foi para os Estados Unidos, em missão oficial do Exército e foi promovido a tenente coronel.

De 1912 a 1913, comandou o 19º grupo de Artilaria de Montanha, sediado em Manáus e, interinamente, a 1ª Região Militar. Neste mesmo ano foi promovido a coronel.
De 1913 a 1916, comandou o 2º Regimento de Artilharia de Montanha, em Curitiba e de 1916 a 1918, foi chefe do Estado Maior da 2ª. Região, que comandou interinamente por mais de uma vez. De 1918 a 1921 assumiu a chefia da 4ª Seção do Estado Maior do Exército.

Em 1919 foi delegado do Estado de Sergipe, no Congresso de Geografia reunido em Belo Horizonte. Sua participação neste congresso foi memorável dela resultando alentada memória sobre os limites de Sergipe e a posição geográfica do Rio Real. Convertida em livro, intitulado “A Capitania de Sergipe e suas Ouvidorias”,  é um trabalho historiográfico dede grande valor.
Em 1921 foi atingido pela compulsória, no posto de general de divisão.
Ivo do Prado pertenceu a diversas Instituições científicas e culturais e foi sócio do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe.
É considerado um dos proclamadores da República e defensor da autonomia dos pequenos Estados no seio da Federação. Como jornalista, defendeu a regeneração dos costumes. Positivista, defendeu seus princípios com altivez e combatividade.

Cercado pela admiração de seus conterrâneos que residiam na capital da República, Ivo do Prado faleceu no Rio de Janeiro, em 25 de abril de 1924; Suas exéquias foram uma glorificação nacional.
 
FONTE:
------------------ Biografia de Ivo do Prado- Blog da Ovelha. Disponível em http://ovelhaicm.blogspot.com.br/2012/03/filho-do-tenente-coronel-honorario.html. Acesso em 28 de fevereiro de 2015.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário